F

FOLHA DA FORTUNA (Kalanchë brasiliensis)

Família: Crassuláceas o gênero Kalanchoë

Descrição da planta: É erva persistente, de 30cm a 1 m de altura, porção superior do caule e flores, folhas ovais e curtamente pecioladas ou paniculadas são também dentada na extremidade. A diferença entre o Saião e a conhecida Folha da Fortuna está nas folhas pois esta última tem as folhas mais arredondadas e ovaladas, mas as propriedades medicinais de uma e outra são basicamente as mesmas.

Habitat: É planta perene encontrada em todos os estados tropicais e até nas zonas quentes, sendo que o Saião prefere as zonas litorâneas e a Folha da fortuna das altitudes.

Uso medicinal:

Amasse bem as folha depois de lavadas, seque. Amasse em um pilão. Coe o líquido em filtro de papel espremendo com a mão.

O suco tem cor amarela ou amarelo-róseo, com cheiro próprio, o sabor é ácido, adstringente e aromático e se conserva por 3 ou 4 dias sem mudança de aspecto. Caso queira se conservar o suco por mais tempo e seja para uso externo coloque 20% de álcool a 80º. Para uso interno use apenas suco ou chá de folhas frescas.

O suco das folhas frescas esmagadas é remédio para aftas, úlceras, feridas, queimaduras, picadas de insetos, abscessos, verrugas e calos.

Para uso interno é melhor fazer chá por infusão de folhas frescas nos casos de tosse, afeções do fígado, edemas erisipelatosos das pernas, cálculos renais e o suco fresco tomado uma vez ao dia é muito útil nas afecções do pulmão.

O cataplasma feito com farinha de mandioca é bom para furúnculos, abcessos e nas prostatites para acalmar a dor. Para as dores de cabeça, cefalgias, a folha fresca deve ser usada sem a película fina ou passada sobre o fogo e aplicadas as fontes.

Composição Química do Suco

O suco do saião foi analisado quimicamente pelo farmacêutico Virgilio Machado em 1946 e em seu estudo encontrou: Água, vitamina C, ácido tartárico, fitina, tanino. açúcares redutores, mucilagem e gomas, calanquióside (glucoside), inulina, matérias protéicas, saponinas, materia corante, cálcio, magnésio, fosfatos, nitratos, cloruretos, sulfatos, sódio, potássio, manganês (traços), ferro, alumínio e sílica.

Folha da Fortuna Saião:

Cura feridas ulcera frieiras e calos, serve como refrigerante tira dor de cabeça colocando as folhas na fonte, o sumo tomado cada dia é um dos melhores remédios contra os males dos pulmões, tosse e os fortalece ajuda a eliminar cálculos renais e alivia picadas de inseto. Triturada no liquidificador com leite e ótimo para úlcera e anemia, usado para tratamento de pneumonia e tuberculose.

Descrição da Planta:

É uma planta herbácea de caule carnoso cilíndrico e glabro que apresenta folhas opostas, longo- pecioladas suculentas, ovalocrenadas e flores laranjo-avermelhadas em espigas terminais.

Uso ritualístico:

A folha da fortuna como é uma erva de assentamento pertencem a todos os orixás. É considerada uma erva fria, e usada para esfriar cabeça das pessoas ou para esfriar os orixás como, toda erva deve ser colhida antes do sol nascer ou até ao meio dia para aproveitar a seiva dela que esta subindo.

Ritualisticamente as folhas são consagradas a Oxalá, ela é uma erva de fundamento ritualístico. Também se emprega para rituais de cabeça do orixá Xangô, se usa em amacy, banho de abo e trabalhos de umbanda, tipo abre caminho, esfriamento de orixá. As folhas também são empregadas para magia branca (Exú, Pomba gira).

O Pendão floral é usado no assentamento de Exú, pode ser usado números impares dessa folha, moeda e mel para atrair sucesso financeiro.