H

HORTELÃ (Mentha villosa Huds)

Nomes Populares: Hortelã miúda, hortelã de cheiro, hortelã de tempero, hortelã de jardim, hortelã branca.

Família: Labiadas

Aspectos Agronômicos:

Planta herbácea perene de 15 cm a 1 m de altura, folhas ovadas, aromáticas, verdes e geralmente rugosas, flores pequenas de cor malva ou violeta. Algumas espécies possuem caules púrpura e folhas pubescestes. Gostam de meia sombra e solos úmidos e férteis. Floresce no verão. Companheira da camomila e urtiga.

Existem diversas espécies de hortelã, mais do que se consegue identificar, pois a polinização de várias espécies acontece de forma cruzada, dando origem a novos híbridos.

Uso medicinal: Utilizada nas digestões difíceis, flatulências e cólicas intestinais. Acaba com o mau hálito e aumenta a secreção láctea.

  • Hortelã pimenta – fortificante de glândulas, nervos e coração. Efeitos antiespasmódicos e calmantes. Dores do baixo ventre, cãibras e prisão de ventre. A infusão quente favorece a transpiração e facilita a menstruação. Os chá são conhecidos calmantes para idosos e crianças. Para combater o soluço tomar ½ colher de suco fresco de folhas de hortelã pimenta com algumas gotas de vinagre.
  • Hortelã verde – recomendado por suas virtudes diuréticas e antitérmicas.
  • Hortelã romana – recomendada para distúrbios do estômago e da cabeça, também indicada para gota, ciática e dores semelhantes (maceração em azeite de oliva por 4 dias e aplicação externa).
  • Hortelã do Brasil – usam-se as folhas e ramos floridos nas cólicas intestinais e como excitante do sistema nervoso central, na proporção de 3 gramas para um copo de água fervente.

Efeitos colaterais:

Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia.

As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades e  por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia se tomada antes de deitar.

Uso ritualístico:

Hortelã branca – Oxalá e Povo d’água

Hortelã menta – Ogum

Hortelã pimenta – Ogum e Exú

É uma erva considerada fria e é utilizada para banhos de descarga, amacy, feituras de cabeça e banhos de abô. Por ser uma erva de Oxalá, pode ser usada no amacy com a finalidade de “esfriar” o santo. É também usada para temperar o peixe oferecido aos Pretos-velhos.