O Mundo Espiritual

    O Universo inteiro, com toda a sua matéria e toda a sua energia foi criado por uma Essência Divina a que chamamos DEUS. Os animais (o homem), os vegetais, os minerais e tudo o que com eles se relaciona são oriundos de uma única Luz Celestial, Universal e Suprema. À Ela todos devemos nossa existência e à Ela todos caminhamos. É a nossa estrada, a nossa sobrevivência, a nossa vida.

    Particularmente o homem, ser racional e inteligente é o que mais tenta se aproximar da Chama Criadora. Isto porque, pela sua capacidade de raciocínio, chegou a conclusão de que sua vida terrena não passa de uma simples passagem, uma escada para uma graduação mais elevada, conseguindo assim transpor de uma condição inferior à uma superior. Também conheceu, o homem, sua dualidade corporal, tendo ele um corpo material e um espiritual.

    O corpo espiritual é a essência do ser, a chama, a energia que emana do Ser Supremo, o sopro vitalizador e vivificador. É passível de alterações mas nunca de desintegração.

    O corpo material é a sua ligação com o mundo denso, é o veículo de comunicação e aperfeiçoamento. Através deste o homem tem condições de purificar sua essência espiritual ou, pelo contrário, afundá-la mais no abismo negro das trevas. É utilizado enquanto for necessário, após o qual é abandonado, liberando assim, a essência espiritual, fenômeno chamado morte.

    Além dos espíritos encarnados, termo que se usa para determinar a união da essência com a carne, há outra categoria de espíritos denominados desencarnados, na qual se situam os espíritos desprovidos de corpo carnal. Tais espíritos são distribuídos em diversas classes conforme seus conhecimentos, missões, evolução e purificação. Alguns desses espíritos têm missões especiais. Uma delas é acompanhar a existência de seres humanos ou espíritos encarnados. São os chamados guias, protetores, mestres, mentores ou Anjos da Guarda. São inteligências espirituais encarregadas de realizar transmissões ou ações que tenham conseqüências físicas, morais ou espirituais nos seus pupilos ou em seus semelhantes.

    Essas transmissões ou atos podem ser realizados das mais diversas maneiras, porém é necessário que haja um receptor adequado que geralmente é um ser encarnado, devidamente preparado, que recebe a mensagem e a retransmite aos seus destinatários. São os chamados médiuns. Segundo a doutrina espiritualista, qualquer pessoa é um médium em potencial. Todos somos filhos de um mesmo Pai e todos temos direitos e deveres comuns.