Ossain - Orixá das Ervas

              É o orixá guardião de todos os segredos das ervas, raízes e cascas.

              Sua atuação é fundamental para a realização das cerimônias e rituais. Através das rezas apropriadas, esse orixá consegue despertar o poder das ervas, que são detentoras de um poderoso axé.

              A simbiose entre água e terra resulta na fertilidade e renovação da natureza. As  plantas, portanto, possuem os poderes desses dois elementos.

              Esse orixá é também o grande curandeiro do orun (céu), que, com sua habilidade e conhecimento em manipular as ervas, consegue produzir o remédio eficaz para as doenças do homem.

              Ossain também usa esse conhecimento para preparar poções mágicas e encantamentos para os mais diversos fins.

              Seus segredos ele não revela, por isso o culto de Ossain é muito restrito a poucas pessoas.

              Ossain vive isolado nas matas e florestas, não existindo relatos sobre uniões com outros orixás.

LENDA DE OSSAIN

               Ossain era o único orixá que sabia reconhecer e despertar os poderes das plantas e usá-los para curar as enfermidades, ou nos rituais litúrgicos. Ele sabia, como ninguém, fazer misturas mágicas com os vegetais, raízes e folhas.

               Os outros orixás também tinham o desejo de possuir suas próprias plantas, bem como o conhecimento necessário para receber o axé proveniente delas, mas Ossain não revelava seus segredos e não deixava ninguém apanhar folhas em suas florestas.

               Yansã não aceitava essa situação, pois sua aldeia estava sendo assolada por doenças e nada podia ser feito. Foi então, que ela pediu a Ossain que lhe desse algumas ervas e seus respectivos encantamentos, mas este negou-se a fazê-lo. Yansã ficou muito contrariada, não se conformando com uma atitude tão incensível. Sua fúria incontrolável fez levantar o vento. E o vento foi tão forte, que as folhas se desprenderam das árvores, voando para todos os cantos da floresta. Ossain gritava: “Minhas folhas, minhas folhas”.

               A cabaça com os segredos ficou exposta por algum tempo, possibilitando aos orixás a oportunidade de absorver uma pequena parte desse conhecimento. Assim, os orixás de posse dos segredos de algumas folhas, cataram para usarem em seus rituais sagrados, porém, não poderiam dispensar a ajuda de Ossain, pois ele sempre será o grande sábio da floresta.