Conselhos ao Médium

  1. Escute muito, observe muito e fale pouco. Não seja um impulsivo. Domine-se . E quando o fizer que seja para conciliar, amparar, mas sem ferir o ponto fraco de ninguém.
  2. Não alimente vibrações negativas de ódio, rancor, inveja, ciúme, etc. E nunca perca seu tempo, para não desperdiçar suas energias neuro-psíquicas, na tentativa de convencer um fanático, um arrogante ou pretensioso, seja de tal ou qual setor, mormente o religioso.
  3. Não tente impor seus dons mediúnicos, ressaltando os feitos de suas entidades espirituais. Tudo isso pode ser bem problemático e não se esqueça que pode ser testado, ter desilusões, etc., mesmo porque se tiver mesmo dons e poderes, eles saltarão e qualquer um logo perceberá.
  4. Não mantenha convivência com pessoas más, invejosas e maldizentes. Isso é importante para a sua áura, a fim de não ficar sobrecarregado com larvas ou piolhos astrais desse tipo de gente. Tolerar a ignorância não é compartilhar dela.
  5. Tenha ânimo forte, através de qualquer prova; confie, espere, mas se movimente de acordo com as Leis Divinas.
  6. Não tema a ninguém, pois o medo é uma prova de que está com algum débito oculto em sua consciência pedindo reajuste.
  7. Não conte seus segredos assim, a um e a outro, pois sua consciência é o templo onde deverá levá-los a julgamento; todavia, poderás identificar um verdadeiro amigo, e o faça confidente, isso é bom. Ninguém deve sufocar certas coisas que possam estar ou ficar “remoendo” na consciência.
  8. Lembre-se sempre que todos nós erramos, pois o erro é humano e fator ligado à dor, a provação e, consequentemente, as lições e suas experimentações. Sem dor, lições, experiência, não há Karma, não há humanização, nem polimento íntimo – o importante é não incidir nos mesmos erros.
  9. Conserve a sua saúde psíquica zelando pela sua moral, ao mesmo tempo que cuida da saúde física com um alimentação racional; não use fumo, álcool ou qualquer outro excitante. Deve também manter uma higiene corporal saudável e assídua.
  10. Antes e após uma sessão não tenhas contato sexual, especialmente se for participar de algum trabalho de descarga, demanda, etc., dentro de uma corrente mágica ou de oferendas.
  11. Todo médium deve, antes de cada sessão mediúnica, tomar banho de descarga com anti-fluído, Sabão da Costa, ervas sagradas ou com sal grosso.
  12. Deve cuidar de seus pertences religiosos (roupas de santo, guias, etc.) com muito zelo e carinho, mantendo-os sempre em ordem e limpos.
  13. Deve cuidar do seu terreiro como se fosse seu próprio lar, auxiliando e trabalhando com afinco para o progresso da Umbanda.
  14. Deve saber guardar segredo absoluto sobre tudo o que se passa durante os trabalhos espirituais, principalmente se for médium consciente. O médium é um sacerdote de Deus e como tal deve agir.
  15. Tem a obrigação de participar de todos os trabalhos para os quais for convocada sua presença. A partir do momento em que uma pessoa assume a religião de Umbanda, ela não se manda mais e sim é mandada pelos seus guias e pelas obrigações para com os Orixás e para com o terreiro.
  16. Deve respeitar os seus irmãos de corrente para merecer o mesmo respeito destes. Deve acatar as ordens e determinações com humildade, respeito e nunca esquecer que tudo é feito para o bem do médium e do terreiro ao qual ele pertence.
  17. Todo o mês deve escolher um dia a fim de que possa passar algumas horas em contato com a natureza, especialmente um bosque, mata ou cachoeira. O mar não se presta muito à meditação quando está agitado. Nesse momento deve passar em revista toda a sua vida, seus atos, palavras e omissões, pedindo perdão à Deus e orientação dos seus guias para não recair nos mesmos erros. Atenção: não é necessário dar incorporação aos guias.